.

Outubro Rosa em Viamão
O Outubro Rosa é um movimento internacional, que surgiu nos Estados Unidos no final do século passado e simboliza a luta contra o câncer de mama. Monumentos famosos em todo o mundo são iluminados na cor rosa durante o mês de outubro, à exemplo da própria Casa Branca.
No Brasil, tradicionalmente, vemos o Cristo Redentor iluminado em rosa, o que além de ser um belíssimo espetáculo visual serve como importante alerta na luta contra as mortes ainda registradas pela doença. Nessa campanha empresas e sociedade civil unem forças para discutir temas fundamentais no combate à doença, como divulgação, tratamento e diagnóstico.
E, principalmente, formas de vencer os estigmas que rodeiam o câncer.
A possibilidade de retirada da mama, entre outras questões que abalam a autoestima feminina, deve ser quebrada, pois atualmente contasse com diversos recursos cirúrgicos que se aproximam (ou às vezes até superam) muito da mama natural.
Com o objetivo de inserir definitivamente Viamão dentro dessa luta, estamos em busca de apoio para a sanção da lei 216/2013, que foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e prevê ações que darão ainda mais visibilidade ao nosso trabalho e a relevante importância do diagnóstico precoce!

Outubro Rosa no mundo
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Outubro Rosa no Brasil
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa
Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.
O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.